Dicionario de Sociologia
DICIONÁRIO
DE
SOCIOLOGIA
Caxias do Sul, 23 de outubro de 2012.
A
Aceitação social1:P: Ato de aceitar.
S:É o cumprimento por parte das pessoas de determinadas regras, normas e padrões de comportamento praticadas pelo grupo social a que pertencem. Pode ser também o grau de prestígio social de uma pessoa na sociedade, ou seja, como ela é "aceita" pelos outros.
Acomodação:P: Ato ou efeito de acomodar(-se). Adaptação, conciliação. Compartilhamento, cômodo, dependências.
S: Processo social pelo qual uma pessoa ou um grupo de pessoas se ajustam a uma situação de conflito, sem que tenham sofrido transformações internas. É quando as partes chegam a um acordo temporário, mas as causas que deram origem ao conflito não estão resolvidas.
Agregação: P: Ato ou efeito de agregar(-se). Associação, reunião em grupo.
S: Reunião de indivíduos em uma forma social mais ou menos estável; associação; agrupamento físico.
Alienação:P: Ato ou efeito de alienar(-se), Cessão de bens. Arrebatamento, enlevo. Alucinação,loucura, perturbação mental.
S: o conceito de alienação foi estudado particularmente por Karl Marx. Segundo este, no sistema capitalista o trabalhador se separa do objeto que ajudou a fabricar. Esse objeto se transforma em mercadoria e, uma vez no mercado, passa a dominar o trabalhador. Dessa forma, este se aliena daquilo que produziu. A alienação surge, assim, em um determinado momento do processo de desenvolvimento histórico das sociedades humanas. Ela se manifesta também sob a forma de perda de consciência e de afastamento do ser humano das atividades comunitárias para encerrar-se em si mesmo, abandonando a ação política.
Anomia:P: A anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
S: Designa situações nas quais muitas pessoas violam as normas geralmente aceitas pelo grupo e se comportam de forma anómala, em claro desrespeito à