Atletismo
PRÓ REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE DIAMANTINO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADES ATLÉTICAS
ATIVIDADES ATLÉTICAS – SALTOS
Diamantino – MT
2015
ATIVIDADES ATLETICAS - SALTOS
OS SALTOS
Todos os saltos constituem-se basicamente de dois tipos de movimentos, os cíclicos e os acíclicos. O movimento cíclico é a corrida e o movimento acíclico é o salto propriamente dito; Tem como objetivo: superar forças - atrito, gravidade e resistência.
São compostos de 4 fases: aceleração, impulsão, voo e queda.
Desta forma os saltos visam alcançar uma altura, ou cair a uma máxima distância.
São quatro os tipos de saltos: distância, altura, salto triplo e o salto com vara.
Para nosso estudo, vamos começar com o salto em distância, por ser o mais natural de todos os saltos.
O SALTO EM DISTÂNCIA
A história nos diz que a ambição de saltar o maior comprimento possível é certamente tão velha quanto à própria história do atletismo. O salto foi tratado sobre várias formas desde a antiguidade. Na Grécia, a impulsão se dava a partir de uma espécie de marca (bater) de pedras, sobre o solo plano (skumma), ou com ajuda de pesos (halteres). Estes pesavam entre dois quilos e meio a cinco quilos e ajudavam especialmente os particulares do pentatlo da época, a obter os melhores resultados no salto em distância.
Procurando novas ideias, para aperfeiçoamento da técnica do salto, em 1886 foi introduzida à tábua de impulsão, cuja utilização ainda hoje é discutida, tendo já sido fatídica para muitos atletas.
Por exemplo, nos Jogos Olímpicos de 1952, havia apenas um grande favorito: o negro americano chamado George Brown, que até então fizera 41 competições sem nunca ter sido derrotado. Três vezes caiu próximo da marca dos oito metros e por três vezes o árbitro ergueu a bandeira vermelha, por ter pisado além da tábua de impulsão. Por ter sido retirado da caixa de areia, onde permanecia deitado, imóvel, tamanho foi seu