Dicionario de sociologia
Absolutismo - Sistema de governo em que o poder dos governantes é absoluto; forma na qual o poder supremo é exercido por um monarca ou por um grupo, com ou sem Constituição.
Ação conjugada - Todo esforço despendido por pessoas que agem em conjunto.
Aceitação social - O mesmo que grau de prestígio social de um indivíduo na sociedade.
Acomodação - É o processo social em que o indivíduo ou um grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que tenha sofrido transformações internas. Todo conflito tem um fim. Termina ou é adiado, temporariamente, pela acomodação. A acomodação é uma forma exterior de conflito.
Aculturação - Quando dois ou mais grupos entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois verifica-se a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados e outros aceitos, incorporando-se, freqüentemente com alterações significativas, à cultura resultante. É a fusão de culturas diversas, dando origem a uma nova cultura.
Acumulação - Processo pelo qual as culturas crescem e se desenvolvem. O patrimônio cultural de um grupo humano cresce de geração em geração.
Adaptação - Conjunto das modificações que um ser vivo experimenta para se ajustar ao ambiente social. É também um processo biológico pelo qual o organismo se adapta ao meio físico.
Agregação - É uma reunião de indivíduos, uma associação, um agrupamento físico.
Agregado - Tipo de agrupamento social não-homogêneo, mas organizado.
Agrupamento social - É uma reunião de indivíduos, uma associação.
Ajustamento social - Todo processo social que tende a estabelecer relações de equilíbrio entre pessoas, entre grupos, entre elementos de uma cultura. São processos de ajustamento: a aculturação, a acomodação, a assimilação, a socialização.
Alienação - É, antes de tudo, uma forma de relação entre os seres humanos e, ao mesmo tempo, entre os seres humanos e determinadas coisas que lhes