dicionario de biologia
Autor: Luana Beatriz Monteiro Aguiar
Orientador: Ana karite
Instituição: Colégio São Bento
h- hemoglobina- uma proteína que está presente no interior das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) e que tem como função principal transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. É a hemoglobina que dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos.
Histologia- o estudo dos tecidos dos vivos de vegetais e animais. O termo vem do grego hydtos (tecido) + logos (estudo). São analisados quesitos como função, estrutura, origem, evolução, etc.
Homeostase- é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente.
Heparina- Substância anticoagulante extraída do fígado de cães e do fígado e pulmão de bois, e utilizada em todas as afecções onde se teme uma trombose.
Heterótrofo- ão aqueles que dependem de outros para obtenção de alimento.
Hipótese- 1 Suposição que se faz de alguma coisa possível ou não, e da qual se tiram as consequências a verificar. 2 Conjunto de condições que se toma como ponto de partida para desenvolver o raciocínio. 3 Suposição, conjetura
Hematose- como no sangue que chegou nos pulmões a concentração de gás carbônico era maior, este se difunde dos capilares para os alvéolos. Essa transformação do sangue rico em gás carbônico em sangue rico em oxigênio
Histamina- é uma amina produzida por nosso organismo quando existe a presença de uma substância alergênica, mas sua produção excessiva causa reações indesejadas e por isto recorremos aos anti histamínicos.A produção de histamina se deve ao fato da presença de substancias alergenicas como polem de flores, pelos de animais e assim desencadear uma reação alergica com excesso de histamina.
Haploides- células que possuem somente um cromossomo de cada tipo em seu núcleo. Muitos protistas e fungos apresentam todas as células somáticas