Dicionário de biologia
Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações alvéolos são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.
Amebíase: doença do trato digestivo provocada pela atividade de amebas no intestino.
Amensalismo. Associação em que uma espécie libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento ou não deixa a outra espécie se reproduzir
Amido - Polissacarídeo sintetizado a partir de reunião de moléculas de glicose, utilizado por certas algas e pelas plantas como substância de reserva. aminoácidos são basicamente, micro estruturas orgânicas utilizadas pelo organismo. São indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular).
Âmnio: anexo embrionário dos mamíferos, aves e répteis, que se mostra como uma bolsa cheia de líquido, envolvendo o embrião e protegendo-o contra traumas e fatores físicos e biológicos provenientes do meio ambiente.
Androceu:. Conjunto de estames que forma o aparelho reprodutor masculino em flores de angiospermas.
Anelídeo: animal triblástico, celomado, segmentado, aquático ou terrestre.
Aneuploidia: alteração numérica de um ou alguns cromossomos do genoma.
Aneurisma : dilatação e protusão localizada da parede de um vaso (principalmente artéria) ou do coração, decorrente de uma fragilidade estrutural local.
Angiosperma: classe da divisão das traqueófitas caracterizada por apresentar ovário na flor.
Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen.
anterozóide é a célula sexual (ou gameta) masculina das plantas, mas também das algas, nos casos em que existe heterogamia. aromatizantes são aditivos alimentares que se adicionam aos alimentos para lhe