Dicas para um diabético
Alimente-se bem
Dica que serve para todas as pessoas, mas que para o diabético é fundamental. Além de cortar o açúcar, o ideal é que as refeições sejam ricas em fibras (quem pode ser encontrada em alimentos integrais, cereais, frutas e verduras). Deve-se evitar o excesso de alimentos produzidos com farinha branca, pois ao serem metabolizados pelo organismo se transformam em glicose. Coma de 3 em 3 horas, pois assim você mantém seu organismo sempre com os nutrientes necessários para que ele trabalhe bem além de evitar aqueles ataques de gula que surgem quando se passa muito tempo sem comer. Manter esses horários também ajuda a evitar crises de hipoglicemia, muito comuns em diabéticos por restringirem completamente alimentos que produzam glicose.
Mexa-se!
O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia.
O exercício é benéfico, pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios.
Quando faz exercício está a estimular o seu pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, como está a exercitar os músculos, eles precisam de energia. Deste modo, também está a aumentar a utilização de glicose pelos músculos impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a sua glicemia.
Para comprovar isto pode fazer um teste: faça a sua medição da glicemia antes e depois de fazer exercício e verifique a diferença!
De modo geral, o exercício deve contemplar diversas formas e com a supervisão/orientação de um educador físico. As atividades mais indicadas são as aeróbias – como caminhar, pedalar, nadar e praticar hidroginástica – e a musculação. “Mas há restrições quanto à intensidade dos exercícios, que deve ser de leve a moderada”, alerta Danilo Cezar de Souza, educador físico da academia Movement e especialista em Exercício