DICAS PARA DELIMITA O DO TEMA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
DICA: DELIMITAÇÃO DO TEMA
Tema de pesquisa é nada mais nada menos que o assunto que você vai tratar ao longo do trabalho e este precisa ser bem delimitado. Exemplo: “A visão do amor nas músicas românticas”. Esse tema tem um grande problema, por quê? Porque existem diversas músicas românticas e diversos cantores... Já pensou ter que pesquisar, ler, analisar todas essas músicas, dentro de 1 ano? Provavelmente impossível! E há outra coisa que é preciso levar em consideração, o amor é um fenômeno particular e depende das experiências de cada um…
Não raro o assunto de pesquisa é confundido com o tema. O primeiro é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte, enquanto que o segundo consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa.
Diversos estudantes ou pesquisadores podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado. Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema.
Um primeiro critério é o espacial (GIL, 2004, p. 162). Por ser a pesquisa social eminentemente empírica, é preciso delimitar o locus da observação, ou seja, o local onde o fenômeno em estudo ocorre. Um estudo que trate da violência urbana, por exemplo, pode comportar diversos recortes espaciais (um município, uma área metropolitana, uma região, etc). Certo é que o parâmetro espacial escolhido implicará no resultado dos dados obtidos e nas conclusões do estudo.
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004, p. 162), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno. Uma investigação