Dicas Home studio
Este artigo apresenta dicas para produzir música eletrônica. Procurei escrever algumas orientações básicas sobre como criar música com o computador, e hoje em dia isso é relativamente fácil.
Difícil é criar algo de qualidade, original, e interessante musicalmente. Pois a parte técnica da coisa, as ferramentas e softwares de produção musical estão acessíveis e descomplicadas para quem se dedica.
Tutorial básico para aprender a criar música
Eu escrevi aqui rapidamente 7 dicas para produzir música eletrônica. Não importa o estilo, a vertente, da house music ao techno, do psytrance ao dubstep, do electro ao hip hop, essas orientações básicas irão auxiliar quem está começando e quer se tornar um produtor musical. Vamos lá:
1. Gostar de música é fundamental
Você precisa gostar de música, isso é o mais básico. Parece estranho escrever isso, mas existem muitos pseudo-produtores e também pseudo-djs que não gostam e não sabem nada sobre música. Só querem literalmente aparecer e ganhar dinheiro – o que não é de todo ruim, mas aqui estamos falando de arte. Escute muita música, todos os sons que ouvir com atenção, irão lhe ajudar a produzir melhor.
2. Conheça o software
Escolha o seu software sequenciador fazendo download dos demos nos sites das fabricantes, e entre de cabeça nele até o fim. Aqui você encontra uma lista de softwares de produção musical. Eu indico o Ableton Live.
3. Leitura, estudo e prática
Estude muito. Não em escolas ou cursos, mas de maneira auto-didata, pesquisando por tutoriais, vídeo-aulas, fóruns de produção musical, blogs que falam sobre música eletrônica e toda sorte de dicas e canais que a internet disponibiliza para esse fim. Hoje em dia não faltam informações, só nãoaprende algo novo quem não quer.
4. Menos é mais
“Menos é mais” é uma frase bem clichê. Mas é cabível aqui nesse caso: Instrumentos virtuais, sintetizadores em forma de plugins, são ótimos para produzir e compôr. Sabe o que é um