Dicas de segurança
Veja como acessar a web com tranquilidade por meio de redes sem fio e usar Facebook e Twitter sem se expor a hackers
Mauricio Bruginski, para o iG Tecnologia
Antes da internet a maior preocupação de usuários de computador era a de ter os arquivos do sistema operacional danificados ou pastas com arquivos pessoais apagados. Atualmente, devido ao nível de importância da internet, um computador desconectado da rede não tem utilidade nenhuma para muitas pessoas.
Conheça os produtos de segurança do iG iG Antivírus iG Proteção da Família
Por isso, hoje em dia a preocupação com segurança vai além da perda ou dano a arquivos e engloba também roubo de senhas e logins, entre outros tipos de fraude. A boa notícia é que algumas medidas de segurança podem diminuir bastante o risco de vírus no seu computador. A seguir, o iG lista sete dicas que vão além das já conhecidas “atualize sempre o antivírus”, “não clique em links desconhecidos” e “cuidado com os anexos de e-mails”. Confira.
1 – Fique de olho nas atualizações
Windows
Reprodução
Muitos usuários não sabem o que significa o ícone de um escudo amarelo com um ponto de exclamação próximo ao relógio na bandeja do sistema (System Tray) do Windows. Este é o sinal que existe uma atualização crítica do Windows a ser feita. Quando esse ícone aparecer, clique nele e escolha a opção de atualização expressa, a mais adequada na maioria dos casos. Caso nunca tenha visto este símbolo, provavelmente sua atualização automática foi desativada. Neste caso, execute o Windows Update manualmente pelo menos a cada 30 dias. Faça isto por meio do menu “Iniciar” ou configure no “Painel de Controle” o modo de funcionamento do “Windows Update”. Com as atualizações críticas do Windows em dia seu micro terá menos brechas de sistema para possíveis invasões.
Navegadores
Assim como o sistema operacional, os navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e outros) são