Dicas de Fotografia
VELOCIDADE. Use velocidades de obturador lentas para retratar movimento. O quão "lentas"? Verifique as escolhas de Dave nos dados do arquivo, mas experimente e pratique para ver quais funcionam melhor para você. (1/15, 1/6, ¼)
NITIDEZ. Alguma coisa, qualquer coisa, na fotografia deve estar nítida, mais de um elemento seria melhor ainda. Desfoque significa movimento, mas tudo em desfoque (borrado) pode ser interpretado como um erro.
FLASH. O uso de seu Speedlight garante um ponto de nitidez. Use-o com o sincronismo de cortina traseira para um retrato dramático do movimento.
FOCO. Dave gosta de travar o foco em uma zona pela qual o assunto irá passar, ou usar o AF-C quando o assunto ou assuntos se movem de modo imprevisível, mas é melhor experimentar com todos os métodos de foco para encontrar sua zona de conforto.
ESTABILIDADE. Se há uma rota previsível para seu assunto, um tripé é uma boa escolha. Quando há movimento aleatório ou imprevisível, em mãos é a melhor opção. Pratique para obter movimentos estáveis e suaves.
DISTÂNCIA. Assuntos distantes parecerão estar se movendo mais devagar do que os mais próximos, facilitando a execução da técnica para tirar fotos em movimento. Quanto mais perto o assunto estiver do plano de fundo, maior a sensação visual de velocidade.
VR. Use-o.
PREPARAÇÃO. Pratique em assuntos fáceis para começar: carros na rodovia, corredores, skatistas, ciclistas, seu cachorro perseguindo uma bola. É a melhor maneira de determinar as velocidades do obturador, métodos de foco e movimentos que farão o trabalho por você.
Configurações Sugeridas:
Escolha da Lente: Para um retrato, o ideal é usar uma lente “curta”, entre 50mm e 200mm. As lentes com distância focal fixa da NIKKOR como as lentes de 60mm, 85mm, 105mm ou 200mm; lentes com zoom: 70-200mm, 24-70mm ou 24-120mm são escolhas ideais.
Se a lente escolhida for muito “grande angular”, como 17mm, irá distorcer o rosto de seu assunto.