Dicas de fotografia
Agora o desafio é em alta velocidade! Prepare-se para uma aventura entre atletas, máquinas possantes e situações únicas.
Até agora, nos tutoriais de fotografia do Baixaki, não se confrontou nenhuma situação em que frações de segundo fossem críticas. Mesmo quando se falou sobre fotografar crianças, ainda havia certa licença em usar velocidades médias ou baixas, dependendo do efeito desejado.
Esportes, crianças e diversas outras situações exigem preparo, atenção e dedo rápido do fotógrafo. Neste artigo você receberá algumas dicas importantes para obter imagens inesquecíveis do momento decisivo, congelando para sempre os movimentos mais extremos.
Equipamento
Em poucas áreas da fotografia o equipamento é tão crítico quanto na fotografia de ação. Apesar de ser possível conseguir bons resultados com uma câmera compacta, certamente uma dSLR oferece uma gama de possibilidades mais apropriada para uma empreitada dessas.
Compactas
Com uma câmera sem ajustes manuais, o ideal é trabalhar com o modo de cena para esportes. Dessa forma, o sistema da própria câmera regula velocidade, abertura e foco para obter as imagens desejadas.
Um dos grandes problemas em se utilizar uma câmera point-and-shoot para fotografar movimentos é a limitação da lente. Apesar de algumas câmeras mais avançadas – como a Sony Cybershot DSC-HX1 – oferecerem uma aproximação considerável através do zoom ótico, a maioria das compactas depende do zoom digital.
Nessa configuração de lente, inevitavelmente uma perda de qualidade acontecerá, já que o zoom digital nada mais é do que um tratamento da imagem feito pelo processador da câmera.
Uma segunda grande dificuldade das compactas é o lapso de tempo entre a pressão no obturador e a captação da imagem pelo sensor. Em alguns modelos, a diferença de tempo pode chegar até mesmo a um segundo inteiro.
Para resolver essa diferença, pode-se pré-enquadrar uma cena e, um pouco antes do assunto entrar no quadro, fazer o disparo.