Dicas de economia
Todos nós podemos ajudar a combater o desperdício, economizando energia elétrica, ajudamos a preservar o meio ambiente. A mudança de hábitos do consumidor na hora de tomar banho é o principal responsável pela economia de energia elétrica. O diretor da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica, Alexandre Cela aconselha: “O consumidor deve aprender a utilizar o chuveiro de forma racional. Evitar banhos demorados é o primeiro passo. Banho demorado gasta energia e água.”. O chuveiro consome muita energia elétrica e aqui temos dicas de como economizar energia do chuveiro elétrico:
- Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com três posições: Inverno, Desligado, Verão. Quando não estiver fazendo frio deixe a chave na posição Verão para economizar 30% de energia no aquecimento da água.
- Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
- Evitar fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar debaixo do chuveiro. - Ao ensaboar-se ou lavar os cabelos, o consumidor deve desligar o chuveiro. Com essa atitude, um banho que dura, em média, de 8 a 10 minutos, pode demorar no máximo 3 ou 4 minutos.
- Controle seu tempo de banho para economizar energia e água. Economizar água também é importante
- Não use o chuveiro elétrico em horários de pico (das 18h às 21h), pois é um dos aparelhos que mais consomem energia.
- Use somente resistências originais. Evite adaptações, isso traz aumento de consumo e põe em risco sua segurança.
- Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.
- Faça sua instalação de forma correta, com boas conexões e fiação adequada.
- O consumidor deve seguir as instruções de instalação do produto conforme o manual e dicas do fabricante. Uma fiação antiga ou mal instalada pode significar um desperdício de energia elétrica.
Consumo Médio Não há como calcular o consumo