Dicas de economia alternativa
EM CASA
1. Não deixe que seu lixo reciclável tenha contato com a água
Muita gente já tem a consciência de separar o lixo para a reciclagem, então se certifique que o material estará protegido da água, que estraga e impossibilita o reuso se estiver úmido ou mofado. O ideal é manter o lixo em local seco e coberto. Se não for possível, utilize tampas ou forros para cobrir as latas de lixo.
2. Prefira o balde e a vassoura
Quando for lavar a calçada ou o quintal, evite usar a mangueira. Prefira a vassoura e o balde. Antes de jogar a água, varra o local para tirar a sujeira mais grossa e depois use o balde para jogar a água. Encha o balde quantas vezes for necessário, mas não use a mangueira. Fazendo isso você poderá economizar até 250 litros de água durante a limpeza. O mesmo pode ser feito para lavar o carro, já que com uma mangueira semi-aberta, gasta-se 560 litros na ação. Se o serviço for feito com um balde, o consumo cai para 40 litros.
3. Tenha plantas dentro de casa
A poluição das cidades é tão grande e muitas vezes nem dentro de casa o ar está mais limpo. Agora com uma medida fácil, você pode melhorar a qualidade do ar dentro do seu lar. Tenha plantas que absorvem o gás carbônico e purificam o ar produzindo oxigênio puro. Elas ainda minimizam o efeito do cigarro, escapamentos e outros tóxicos como produtos de limpeza, gasolina e tintas. Espécies como Gérbera, Jibóia, Babosa, Espada de São Jorge, Crisântemo, Lírio-da-paz e Lírio Amarelo possuem, em suas raízes, bactérias que transformam poluentes como monóxido de carbono, benzeno e até fumaça de cigarro em nutrientes para a planta e ainda embelezam o ambiente e proporcionam a você e sua família um maior contato com a natureza.
4. Diminua a quantidade de água para regar suas plantas
Presta atenção no clima e se estiver ameaçando chover, espere e não molhe as suas plantas com a mangueira. Use o que a natureza lhe apresenta: a água da