DIARREIA EM CRIANÇAS
I
É
R
DIAR
Seminário - 4° Ano
Enfermagem
A DIARREIA
A diarreia é uma doença comum em crianças e é caracterizada pela diminuição de consistência nas fezes e aumento de idas ao banheiro. Mas, por mais simples que possa parecer, essa quadro pode levar a criança à morte, principalmente nos primeiros anos de vida.
"Crianças tem o sistema imunológico muito frágil, qualquer coisinha pode evoluir para uma diarreia“.
A diarreia é uma doença que se caracteriza pelo aumento do número de vezes que uma criança evacua. Às vezes podem ser leves, líquida ou semi-líquida.
Pode ser que a criança apresente febre ou vômitos.
A transmissão da diarreia entre as crianças, na maioria das vezes é por vírus, ainda que existam outras causas.
As crianças com diarreia viral sentem-se muito mal. A diarreia em crianças e bebês têm numerosas causas entre as quais estão as doenças, infecções, sensibilidade aos alimentos, antibióticos e o consumo excessivo de frutas ou suco de frutas. O que come ou bebe uma criança também pode piorar a diarreia. Algumas crianças podem aliviar-se com mudanças na dieta.
COMO PREVENIR A DIARREIA EM
CRIANÇAS E BEBÊS
O perigo da diarreia é a desidratação. A criança não deve deixar de comer. Não suspenda o leite materno e dê à criança soro oral cada meia hora. O soro caseiro é mais que recomendável: para cada litro de água fervida e repousada, acrescente 8 colheres rasas de açúcar e 1 colherinha de sal.
A prevenção é muito importante. Lave bem as mãos antes de manipular os alimentos. Lave bem os alimentos, ferva as chupetas e mantenha a tampa do lixo sempre fechada. Se a criança é menor de 6 meses, e apresenta sangue nas fezes, vômito frequente, dor abdominal, choro sem lágrimas, perda de apetite por líquidos, febre alta, mais de 3 evacuações por dia, perda de peso, e sede extrema, procure o médico URGENTEMENTE.
Nos
bebês, deve-se continuar sempre com a alimentação