DIARR IAS
Alertas, Causas e Prevenção.
O que é Diarréia?
Diarréia é ter três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas por dia. Diarréia é uma causa comum de morte em países em desenvolvimento, e a segunda causa mais comum de morte de bebês no mundo. A perda de líquidos através da diarréia pode ocasionar desidratação e desequilíbrio de eletrólito. Crônica e Aguda
Diarréia aguda é um problema comum que geralmente dura 1 ou 2 dias e some por si mesma. Diarréia que dura mais de 2 dias pode ser sinal de um problema mais sério.
Diarréia crônica - aquela que dura mais de 4 semanas - pode ser sintoma de doença crônica. Os sintomas de diarréia crônica podem ser contínuos, ou ir e vir.
Sintomas
O sintoma mais preocupante da diarréia é a desidratação. Uma diarréia também pode ser acompanhada de dor abdominal, cólicas, náusea, necessidade urgente de ir usar o toalete e perda do controle do intestino. Algumas infecções que causam diarréia podem também ocasionar febre,calafrios ou fezes com sangue. Modos de prevenção.
Basta tomar bastante líquido, água em geral e soro caseiro (duas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas num copo d'água). Se a água não for potável, é só fervê-la e colocar uma colherzinha de sal. Evite alimentos que tenham fibras, porque elas estimulam o organismo a liberar as fezes. E depois de hidratar o corpo, escolha um arroz bem cozido, bolacha de água e sal, purê de batata ou mandioquinha e chás para comer e beber
Higiene:
As medidas de controle são: “melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo, controle de vetores, higiene pessoal, como a lavagem das mãos, e alimentar. A educação em saúde, em áreas de elevada incidência de diarreia é fundamental, também é importante orientar as pessoas sobre as medidas de higiene e de manipulação de água e alimentos. Locais de uso coletivo, podem apresentar riscos maximizados quando as condições sanitárias não são adequadas, devem ser alvo de orientações e campanhas específicas”.