Diarios
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Componente Curricular: PIBID- Subprojeto Química Data: 07/05/2014
Professor (a): Caroline Wagner, Sandra
Acadêmico (a): Édila Rosane Alves da Silva
No texto o autor fala sobre o uso de diários por professores estagiários como forma de reflexão sobre a atividade docente, em uso comum com a professora orientadora. Os diários já foram muito utilizados em várias épocas, principalmente por mulheres que eram proibidas de estudar, posteriormente condenado por diversas entidades por questões de ordem moral.
Na educação foi utilizado para reforçar a importância da leitura, da escrita, do pensamento de como gostaria de fazer e como realmente realizou seu trabalho possibilitando uma atividade de reflexão sobre sua profissão.
Segundo o autor existem três tipos de diários; o diário organizador estrutural de uma aula, o diário descritivo das tarefas e o diário como expressão das características dos alunos e professores. Entre os tipos de diários citados existem perspectivas de uso dos mesmos como dinâmica de sala de aula, pesquisa, na avaliação da intervenção didática, investigação.
No presente artigo o referido estágio é desenvolvido numa turma de 8° serie do ensino fundamental, na disciplina de ciências, sobre o uso indevido de agrotóxicos em comunidades rurais. Para registrar o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o diário onde os demais professores participantes do estágio puderam contribuir com observações feitas em sala de aula.
Grande parte dos registros foram descrições feitas em relação as ações vividas em sala de aula, sobre a escola e sobre as avaliações.
O diário apontou diferentes pontos sugeridos pela estagiaria como a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema discutido, “agrotóxicos” em sua própria localidade que é rural, mostrando a falta de contextualização curricular, e a dificuldade de manifestação dos alunos em sala; Mostrou também, pontos sobre sua própria atuação,