Diario de Anne Frank
O livro O Diário de Anne Frank é conta uma história verídica de uma garota judia de apenas 13 anos, que relata o seu dia a dia em um esconderijo na Segunda Guerra Mundial. Seu pai tomou a decisão de levar a sua família em julho de 1942 para o anexo, uma antiga casa na Holanda que na época era um armazém da empresa de Otto Frank. Por pouco mais de 2 anos, Anne Frank conviveu com mais 7 pessoas. Contando seus dias em um diário que ganhou de aniversário até seu último dia dentro do anexo. No seu diário mostra os cuidados que tinham para não serem percebidos e também suas observações da sua própria existência e dos outros com quem convive.
2. Sinopse
O Diário de Anne Frank conta a história de uma família de judeus que ficou escondida dentro de um esconderijo em Amsterdã durante cerca de dois anos, devido à Segunda Guerra Mundial. Anne, entre 12 e 14 anos de idade, utilizava o seu diário para relatar acontecimentos do cotidiano e sobre a sua vida pessoal durante a guerra, até que Gerrit Bolkenstein, membro do governo holandês, anunciou na rádio local que iria recolher testemunhos e relatos documentados durante o período de guerra, para que ficassem a disposição do público e da justiça.
A partir de ai, Anne começou a organizar o diário e relatar mais acontecimentos sobre a guerra, planejando publicar um livro quando o sofrimento terminasse. Infelizmente, em 1 de agosto de 1944, o esconderijo foi descoberto pelos alemães e todos os moradores presos.
Apesar da sua morte no campo de concentração nazista, a vontade da adolescente foi feita, e o seu diário se tornou o principal registro da Segunda Guerra Mundial, publicado em 1947.
2.1 Informações sobre o livro
O Diário de Anne Frank, Anne Frank, 2014 – 41ª edição, Editora Record, Rio de Janeiro.
3. Gênero Narrativo
3.1 Quanto a forma
Prosa. Ex: “Não estou tão preocupada com relação às minhas amigas e a mim. Nós vamos passar. A única matéria da qual não tenho certeza é