dianostico
Resumidamente diante de muitos outros contributos apresentados por vários autores, Bandura é considerado pela maioria como sendo o teórico da imitação social pois, se interessou pela aprendizagem decorrente do contacto entre duas pessoas. Para ele, a pessoa aprende muito pela imitação. Durante interacções sociais o indivíduo pode modificar seu comportamento, como resultado de observação de como as outras pessoas do grupo reagem. Embora reconheça a importância do condicionamento de skinner, a oposição de Bandura é decorrente das experiencias feitas por ele, as quais provaram que para a ocorrência de uma acção não é necessário oferecer recompensa
Teoria de Aprendizagem social de Albert Bandura
Representante
Albert Bandura, psicólogo cognitivo-social, nascido no Canadá, aos 4 de Dezembro de 1925, docente em Stamford na California, uma universidade de grande prestígio, chamado também por Havard do Oeste.
Após ter sido inicialmente influenciado pela corrente behaviorista, ele desviou-se radicalmente, sublinhando as importancias dos factores cognitivos e sociais nas suas pesquizas. Hoje ele faz parte da chefia da corrente da Sociologia Cognitiva na América do Norte.
Teoria de Aprendizagem social
A teoria é designada de aprendizagem social porque, é baseada no que a criança aprende na interacção com o seu meio e na observação dos outros.
Diferente de Watson e Skinner, que afirmavam que o ambiente modela a personalidade e o comportamento da criança, Bandura e outros, especialmente Bell, propõem que as ligações entre as pessoas, comportamentos e ambientes são bidireccionais, assim, uma criança pode influenciar o seu ambiente por meio da sua própria conduta.
Exemplo, suponha-se que uma criança de quatro anos descubra que pode controlar os brinquedos desejados ao toma-los dos seus colegas de forma violenta. Neste caso, o controle sobre o brinquedo desejado, é um resultado favorável que reforça o comportamento agressivo da