Endometriose
2. CONCEITO ENDOMETRIOSE
3. CAUSAS
4. SINTOMAS
5. DIANÓSTICO
6. TRATAMENTO
7. METAS DO TRATAMENTO
8. PREVENÇÃO
9. RECOMENDAÇÕES
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
11.REFERÊNCIAS
Conceito
Endometriose é uma condição na qual o tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo, causando dor, sangramento irregular e possível infertilidade.
CAUSAS
A causa da endometriose é desconhecida, mas existem diversas teorias. Uma delas afirma que as células endometriais liberadas durante a menstruação podem "voltar para cima" através das trompas de Falópio para dentro da pélvis. Elas, então, são implantadas e crescem na cavidade pélvica ou abdominal. Isso é chamado de menstruação retrógrada. Ela ocorre em muitas mulheres, mas pode haver algo diferente no sistema imunológico das mulheres que desenvolvem a endometriose em comparação ao sistema imunológico das que não apresentam a doença.
A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ser passada para as gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa quando a menstruação regular inicia. É uma das doenças mais estudadas no campo da ginecologia. Entretanto, não são conhecidas exatamente as suas causas. Existem algumas situações como células do endométrio que se depositam em outros órgãos e geram um processo inflamatório. Falhas no sistema imunológico também podem ser uma das causas prováveis. Por isso a conduta para avaliação e tratamento da paciente deve ser sempre pensando na mulher globalmente e não apenas no órgão afetado.