Dialética
É um debate onde há ideias diferentes. Onde uma opinião é defendida e logo depois, contradita. Para os gregos, dialética é arrumar os fatos, dividir opiniões, para assim, debater e entende-las com mais clareza.
O que é Dialética Platônica?
Platão acreditava que dialética era sinônimo de filosofia. É um jeito inteligente de aproximar as ideias das pessoas, ideias individuais a ideias universais. Ele dizia que dialética é a arte de questionar e responder algo. O que é Lógica Aristotélica?
É uma teoria, desenvolvida pelo grego Aristóteles (384-322 a.C), para explicar como funciona o raciocínio humano. Essa teoria diz que que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto exclusivo. Uma das citações mais famosas de Sócrates, pode ser usado como exemplo para resumir e definir o funcionamento da dedução da lógica aristotélica: ‘’Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.’’
Os filósofos tinham o costume de dividir essa lógica em dois princípios: não-contradição e silogismo.
Silogismo: a partir de duas verdades, chega-se a uma terceira, a conclusão.
Não-contradição: Busca a especificidade de cada coisa. É impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo.
Quais as diferenças entre Dialética Platônica e Lógica Aristotélica?
A dialética é o dialógo levado para o terreno dos argumentos contrapostos que geram novas ideias, novas argumentações. Não se espera uma ordem e não existem regras, aceita-se a que vem fluindo junto com as ideias. A lógica é a ordenação de nosso pensamento antes de emitir um argumento. Como é uma ciência, existem regras.