Diagramas de classe e de sequencia
Resumo sobre as definições dos diagramas de classe e de sequencia
Diagrama de Classes Podemos dizer, resumidamente, que o diagrama de classes é a parte da UML responsável por “ilustrar” os atributos, métodos e os relacionamentos entre as classes representadas. Existem alguns tipos de relacionamentos:
Unária -> Um objeto de uma classe se relaciona com objetos desta mesma classe.
Binária -> Relacionamento entre objetos de duas classes diferentes.
Ternária ou n-ária -> Relacionamento entre objetos de mais de duas classes.
Agregação -> As informações de um objeto (objeto-todo) precisam ser completadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra Classe (objeto-parte), ou seja, há uma dependência obrigatória entre as duas classes.
Composição -> É uma variação da Agregação, mas há um vínculo mais forte entre os objetos-todo e os objetos-parte. Nela, os objetos-parte devem se associar a somente um objeto-todo.
Especialização/Generalização -> Conceito de Herança em POO
Classe associativa -> São produzidas quando ocorrem associações que possuam multiplicidade n nas extremidades. Daí é gerada uma tabela intermediária com obrigatoriamente as chaves primárias das duas classes associadas.
Exemplo de diagrama de classes:
Diagrama de Sequência: O diagrama de sequência, resumidamente, diz dita a ordem dos eventos que ocorrem entre os atores e os objetos no caso de uso. Para cada caso de uso, geralmente existe um diagrama. Eles enfatizam o ordenamento temporal das ações entre os atores e os objetos.
A estrutura do diagrama de sequência baseia-se no seguinte: Linhas verticais: Objetos e o tempo em que as operações serão realizadas; Setas horizontais: Mensagens passadas e recebidas entre os objetos; Rótulos das setas são os nomes das operações que também podem ser esclarecidos por anotações.
Exemplo de diagrama de sequência: