Banco de dados
(parte 2)
Jobson Massollar jobson@cos.ufrj.br Tayana Conte tayana@cos.ufrj.br Guilherme Horta Travassos ght@cos.ufrj.br www.cos.ufrj.br/~ese
Sumário
Paradigma OO UML Diagrama de Diagrama de Diagrama de Diagrama de
Classes Seqüência Estados Pacotes
www.cos.ufrj.br/~ese
Paradigma OO
Significa organizar o software como uma coleção de objetos discretos que incorporam a estrutura dos dados e o comportamento. O que é um Objeto? É a representação computacional de um elemento ou processo do mundo real. Características de um Objeto: Identidade Características ou Estado Comportamento
www.cos.ufrj.br/~ese
Paradigma OO
Identidade de um Objeto:
É o que identifica univocamente um objeto dentre os demais. A identidade permite que um objeto seja referenciado por outros.
Características de um Objeto: Descrevem propriedades do objeto. São mutáveis ao longo do tempo. São chamadas atributos do objeto.
Comportamento de um Objeto:
Determina como um objeto reage a estímulos do mundo real ou de outros objetos. São chamados métodos do objeto.
www.cos.ufrj.br/~ese
Paradigma OO
O que é uma Classe? É uma descrição de um grupo de objetos com atributos, comportamentos, relacionamentos e semântica comuns. Cada objeto pertence a uma única classe. O Objeto é chamado de instância de sua Classe. A Classe é o bloco básico de construção de programas OO.
www.cos.ufrj.br/~ese
Paradigma OO
Alguns tipos de classes que podem ser identificadas: Classes de Domínio: modelam objetos associados ao domínio do problema. aluno, curso, turma, disciplina, docente, etc. médico, paciente, exame, diagnóstico, etc. advogado, juiz, processo, julgamento, etc. Classes de Fronteira: modelam objetos que realizam a comunicação entre o sistema e a sua vizinhança, ou seja, os atores. formulário, janela, etc. catraca, sensor de presença, etc. sistema de cobrança, administradora de cartão, etc.