Diagrama Morfológico - Instituto do Mundo Árabe
BLOCOS CERÂMICOS
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – EXPERIMENTAL
JUNHO/2014
SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
4 RESUMO
Por meio deste será possível compreender os processos realizados em laboratório de inspeção geral e determinação da resistência à compressão de blocos cerâmicos de vedação.
4.1 OBJETIVOS
Os ensaios feitos em laboratório nos dias 11 e 18 de agosto têm por objetivo a determinação das principais características do material estudado, no caso o bloco cerâmico de vedação, sendo estas geométricas, físicas e mecânicas para a melhor compreensão das especificidades do material e assim, como este deve ser manipulado para obter seus melhores resultados possíveis na obra, além de por meio da experiência ser fonte didática de aprendizagem para os alunos. A norma seguida para essas análises é a NBR 15270.
5 INTRODUÇÃO TEÓRICA
O bloco cerâmico de vedação é composto basicamente por argila e geralmente tem uma cor avermelhada, possui vazios ao logo de seu comprimento, ou seja, não é maciço, e em sua fabricação este passa por um processo de queima que lhe dá sua dureza e resistência características. É um componente com forma de um paralelepípedo e que deve possuir medidas de largura de 09mm, de altura de 19mm e de comprimento de 19mm. É comumente utilizado na construção civil com função de vedação, ou seja, deve apenas aguentar seu peso próprio e talvez algum outro material que lhe possa ser aplicado, assim, a maior exigência que sofrerão será uma demanda de resistência à compressão. Mas os blocos cerâmicos de vedação não têm obrigação de manter o edifício em pé, já que as principais cargas deste não serão encaminhadas pela massa dos blocos.
4.2 INSPEÇÃO GERAL
4.2.1 Identificação
Primeiramente os 13 blocos cerâmicos de vedação da amostragem simples foram inspecionados para detectar se