Diagrama de Paim
A saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
Nessa perspectiva, o profissional de saúde deve atuar não somente com o objetivo de tratar a doença, mas principalmente de preveni-la, através de esforços organizados juntamente com a comunidade para promover o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções e a organização de serviços para o diagnóstico precoce.
Dessa forma, é de fundamental importância o desenvolvimento de estratégias mais promissoras para o enfrentamento dos problemas de saúde que afetam as populações humanas.
O Diagrama de Vigilância à Saúde proposto por Paim se constitui uma metodologia para o desenvolvimento dessas estratégias, pois sistematiza e possibilita a visualização das ações de saúde, aplicável a qualquer patologia, sendo uma ferramenta imprescindível para a promoção, proteção e recuperação de saúde. A partir desse modelo é possível identificar os controles de causas, risco e danos, que são essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas, ações organizadas nas unidades de saúde e nas intervenções sociais.
Diante do exposto, o presente trabalho tem como base o referido diagrama para abordar os aspectos relacionados à Hipertensão Arterial (HA), sendo esta conceituada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão como uma doença crônica, não transmissível, de natureza multifatorial, assintomática (na grande maioria dos casos) que compromete fundamentalmente o equilíbrio dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, levando a um aumento da tensão sanguínea nos vasos, capaz de comprometer a irrigação tecidual e provocar danos aos órgãos por eles irrigados.
REFERENCIAL TEÓRICO
A pressão arterial é a força exercida sobre as paredes das artérias durante a sístole e a diástole ventriculares. Ela pode ser calculada pelo produto do débito cardíaco pela resistência vascular periférica. Assim, qualquer