diagrama de ishikaua
Carta de Controle: Ferramenta da qualidade onde são plotados os valores encontrados e controlando as variações com probabilidade de pontos saírem fora dos limites de controle.
Gráfico de Pareto: É uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo, mostrar uma não conformidade mais significativa para que sejam tomadas as ações de imediato.
8 Princípios:
1 Foco no cliente – As organizações dependem de seus clientes e, portanto, é recomendável que atendam as necessidades atuais e futuras do cliente, a seus requisitos e procurem atender suas expectativas.
2 Liderança – Líderes estabelecem a unidade de propostos e o rumo da organização. Convém interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
3 Envolvimento das pessoas- Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam usadas para o beneficio da organização.
4 Abordagem de processo – Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
5 Abordagem sistêmica para a gestão – Identificar, compreender e gerenciar os processos inter- relacionados como um sistema contribui a eficácia e a eficiência da organização no sentido de esta atingir seus objetivos.
6 Melhoria continua – A melhoria continua do desempenho global da organização deveria ser um objetivo permanente.
7 Abordagem Factual para a tomada de decisão – decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
8 Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. – uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.
PDCA – Planejar / Fazer / Checar / Agir – pode ser aplicada em todos os processos.