diagrama de força
1.1.
OBJETIVO:
Apresentar conceitos e técnicas de gestão industrial para capacitar os participantes para dirigir uma indústria.
Como a competência é a reunião de CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE; trabalharemos os três conceitos, com ênfase maior em conhecimento.
1.2.
CONCEITOS E ORGANIZAÇÕES
Os resultados de uma empresa estão intimamente ligados com o seu nível de organização. A gestão empresarial está fundamentada, basicamente, em quatro áreas distintas: industrial, comercial, administrativa e financeira.
A gestão industrial, por sua vez, está fundamentada na administração de seis áreas fundamentais:
Unidade Fabril compras logística
produção
engenharia
qualidade
manutenção
Produção deve encarregar-se basicamente da execução da programação da produção, através de seus supervisores e líderes, mas tem, é claro, papel fundamental apoiando a área logística na elaboração desse plano.
Qualidade deve encarregar-se dos processos de organização do SGQ (sistema de gestão da qualidade), do monitoramento da qualidade dos fornecedores (em suporte à área de Compras), do suporte aos problemas de
qualidade dentro da fábrica (tanto no recebimento de material quanto durante seu processo de fabricação) e do suporte aos problemas de qualidade em campo.
Engenharia deve atender aos processos de aplicação do produto à necessidade do cliente, chamada engenharia de aplicação; aos processos de fabricação do produto (tanto produtos em linha quanto em desenvolvimento), chamada engenharia do processo; e ao desenvolvimento e monitoramento das características técnicas do produto (tanto produtos em linha quanto em desenvolvimento), chamada engenharia do produto.
Logística deve cuidar de seus processos principais, que são: planejamento de materiais (incluindo toda a análise de estoques e comércio exterior para os casos em que o fornecedor esteja localizado fora do país); a programação de produção; o almoxarifado