Diagrama de casos de uso
o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado). Um baixo desvio padrão indica que os dados tendem a estar próximos da média; um desvio padrão alto indica que os dados estão espalhados por uma gama de valores.
B) Variância é uma medida de dispersão.
Busca avaliar o quanto os dados estão dispersos. Para fazer essa avaliação, define-se uma medida de referência: a média aritmética.
Assim, a variância é uma medida que avalia o quanto os dados estão dispersos em relação à média aritmética. Ou seja, o quanto os dados estão afastados da média aritmética.
Podemos entender o desvio padrão como uma média dos valores absolutos dos desvios, ou seja, dos desvios considerados todos com sinal positivo, média essa obtida, porém, por um processo bastante elaborado: calculamos o quadrado de cada desvio, obtemos a média desses quadrados e, depois obtemos a raiz quadrada da média dos quadrados dos desvios.
C) As análises dos níveis de colesterol HDL (“colesterol bom”) no sangue medidos no sangue de cinco pacientes foi de 29, 55, 58, 61 e 63 mg/dL de sangue. Determine:
A) o desvio padrão; e b) a variância destas amostras.
A) Uma vez que se trata de amostra usaremos a fórmula abaixo para calcular o desvio.
O desvio padrão encontrado é de 13,86
B) A variância consiste de s² e portanto vale 192,2