Diagrama de Casos de Uso
Diagrama de Casos de Uso
O Diagrama de Casos de Uso procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa, tentando apresentá-lo através de uma perspectiva do usuário. É, dentre todos os diagramas da UML, o mais abstrato e, portanto, o mais flexível e informal. O Diagrama de
Casos de Uso costuma ser utilizado principalmente no início da modelagem do sistema, principalmente nas etapas de
Levantamento e Análise de Requisitos, embora venha a ser consultado e possivelmente modificado durante todo o processo de engenharia e sirva de base para a modelagem de outros diagramas.
O Diagrama de Casos de Uso é de grande auxílio na etapa de Análise de Requisitos, ajudando a especificar, visualizar e documentar as características, funções e serviços do sistema desejados pelo usuário.
O Diagrama de Casos de Uso tenta identificar os tipos de usuários que irão interagir como o sistema, quais papéis esses usuários irão assumir e quais funções serão requisitadas por cada usuário específico.
Atores
O Diagrama de Casos de Uso concentra-se em dois itens principais: Atores e Casos de Uso. Os atores representam os papéis desempenhados pelos diversos usuários que poderão utilizar de alguma maneira os serviços e funções do sistema.
Atores são representados por símbolos de “bonecos magros”, contendo uma breve descrição logo abaixo do seu símbolo.
Gerente
Cliente
Funcionário
Caixa Eletrônico
Sistema de Contas a Pagar e Receber
Casos de Uso
Os Casos de Uso referem-se aos serviços, tarefas ou funções que podem ser utilizados de alguma maneira pelos usuários do sistema, como emitir um relatório ou cadastrar a venda de algum produto. Os casos de Uso são utilizados para expressar e documentar os comportamentos pretendidos para as funções do sistema.
Em geral, pode-se associar um Caso de Uso a uma tela do sistema, embora isto