Diagnóstico por imagem
Diagnóstico por imagem é uma forma de verificação de causas dos sintomas clínicos, através de exames onde a imagem é a base para as conclusões da situação do paciente. Alguns aspectos são de suma importância nessa diagnose, entre eles, estão a qualidade da imagem gerada e a conclusão(laudo) gerada pelo médico radiologista.
Ela uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem". O médico após cursar 6 anos da faculdade de medicina, deve realizar mais 3 anos de Residência em Radiologia (R1, R2, R3) para tornar-se Médico Radiologista. As provas de acesso para Residência Médica em Radiologia estão entre as mais concorridas. Há também a possibilidade do Médico Radiologista realizar subespecialização (Quarto ano de Residência Médica - R4) em áreas específicas como, neurorradiologia, angiorradiologia, radiologia intervencionista, radiologia pediátrica, imaginologia do sistema músculoesquelético e outras.
Entre as tecnologias mais comumente utilizadas tem-se:
Radiografia
Mamografia
Ultrassonografia
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Radiologia Intervencionista
Angiografia
Densitometria Óssea
Tomografia por emissão de positrões
Radiografia
Radiografia é uma técnica de exame de imagem que utiliza raios X para ver um material cuja composição não é uniforme como ocorpo humano. Um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto. A densidade e a composição de cada área determina a quantidade de raios X absorvida. Os raios X que atravessam são capturados atrás do objeto por um detector (seja filme fotográfico ou detector digital). Produz-se então uma representação em duas dimensões de todas as estruturas superpostas.
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez