Diagnóstico Físico Territorial de Arapiraca
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
KLEBER DUARTE
HELIANDERSON SILVA
SAMARA GOMES
PAULO GUSTAVO
PROJETO DE URBANISMO 2
DIAGNÓSTICO TERRITORIAL
ARAPIRACA –AL, FEVEREIRO DE 2014.
Diagnóstico Físico Territorial de Arapiraca
Arapiraca se localiza à oeste no centro geográfico do estado alagoano no nó formado pelo cruzamento do sistema rodoviário estadual, a 101,71 Km da capital. Faz parte da Mesorregião do Agreste Alagoano, limitando-se ao norte com Craíbas, Igaci e Coité do Nóia; ao sul com Feira Grande, São Sebastião e Junqueiro; a leste com Limoeiro de Anadia e Junqueiro e a oeste com Lagoa da Canoa e Feira Grande.
A centralidade geográfica, econômica e, mais recentemente, a mercantil e de serviços transformou a cidade de Arapiraca em um importante polo regional, concentrando atividades, bens, serviços, população e ao mesmo tempo em que criou um enorme descompasso entre a capacidade instalada da sede municipal e as novas demandas resultantes, especialmente aquelas vinculadas ao setor habitacional e de infraestrutura urbana. Arapiraca é hoje um pólo regional industrial, de comércio, de serviços: saúde e educação. Portanto, a questão habitacional deve ser tratada no âmbito intraurbano e de sua área de influência.
Assim, essa centralidade intraurbana de Arapiraca acumula algumas dificuldades:
Infraestrutura urbana inadequada à demanda instalada (saneamento básico, energia elétrica, telefonia);
Malha urbana fragmentada e desconectada;
Trânsito conturbado;
Transporte coletivo deficitário;
Degradação dos espaços públicos;
Forte dinâmica imobiliária;
Impactos decorrentes da implantação de grandes equipamentos e empreendimentos urbanos (Shopping Center, UFAL, condomínios habitacionais horizontais e verticais, loteamentos) com fortes Impactos de vizinhança e;
Nova lógica de periferização com segregação sócioespacial.
Com base no PLHIS – Plano de Habitação de