DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO CÓRREGO MONTE ALEGRE
ALEGRE, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP
FOLHARINI, Saulo de Oliveira ¹
ARRUDA, Emerson Martins²
¹ Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de S. J. Rio Pardo/SP
Bacharelando em Geografia – Instituto de Geociências – UNICAMP – Campinas
² Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de S.
J. Rio Pardo/SP até 2008;
Professor do Departamento de Geografia – UFSCar – Campus Sorocaba, a partir de 2009.
RESUMO:O referido trabalho efetuou a caracterização ambiental do Córrego Monte Alegre, no município de São José do Rio Pardo/SP, onde os impactos ambientais principalmente no seu baixo curso são extremamente evidentes, com destaque para o esgoto lançado in natura nas suas águas.
Acúmulo de lixo urbano e processos erosivos que acabam assoreando o leito do córrego também são problemas observados. Por considerar contraditórias a grande evidência desses problemas, e a falta de gestão de manejo dos órgãos competentes, optou-se por esse o tema de pesquisa, com o objetivo de contribuir academicamente, e de alguma forma auxiliar na melhoria das condições ambientais da cidade e conseqüentemente da vida da população que necessita dos recursos hídricos para sobreviver. O trabalho foi elaborado em três etapas principais; o levantamento bibliográfico para o embasamento teórico sobre o tema, a caracterização da área de estudo e as propostas de medidas mitigadoras para amenizar os problemas encontrados na microbacia. O resultado alcançado e de caráter mais significativo, envolveu a elaboração de propostas para minimização dos problemas e a caracterização da área de estudos.
Palavras Chaves: bacia hidrográfica, impactos ambientais, manejo ambiental, Educação
Ambiental.
JUSTIFICATIVA
O meio ambiente nos dias atuais está sendo constantemente degradado pelo homem, recursos hídricos que são fontes de consumo próprio e industrial são