Diagnostico
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL
AVALIAÇÃO PSICOMOTORA
São Paulo, 19 de Maio de 2012.
I - Introdução
À medida que o indivíduo se desenvolve, ele adquire funções cada vez mais complexas. A psicomotricidade através de jogos e brincadeiras procura desenvolver tais habilidades da melhor maneira. É durante a idade pré-escolar onde se encontra o auge da aprendizagem, é neste momento em que toda a capacidade da criança deve ser explorada e desenvolvida, assim como ser identificado qualquer déficit.
Neste estudo foi avaliada uma criança na faixa etária de 08 anos com o objetivo de verificar em que nível estava relativamente ao seu desenvolvimento motor através de jogos em que se testaram a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e lateralidade. Nesta faixa etária a criança já adquiriu noções de todos e das partes do seu corpo: controlando-o e dominando-o com mais habilidade. A sua imagem de corpo passa ser antecipatória sobre um determinado assunto, pensa em vários pontos de vista. Esta faixa etária é conhecida, segundo Piaget, como período das operações concretas: a criança é capaz de conservar a correspondência numérica; quantidade de peso e volume; composição de classe; numeração; egocentricidade na representação de objetos; egocentricidade nas relações sociais; tempo, movimento e velocidade. A psicomotricidade vem sendo usada como instrumento importante para melhorar a aprendizagem e desenvolvimento motor e intelectual do indivíduo.
A psicomotricidade está relacionada a aspectos psicológicos e cognitivos do movimento e às atividades corporais na relação do organismo com o meio em que se desenvolve. Na psicomotricidade, há componentes maturacionais relacionados com os movimentos e ações que se mostram quando a criança entra em contato com pessoas e objetos com os quais se relaciona de forma construtiva. E, ao mesmo tempo, é fonte de