Diagnostico e planejamento ambiental
INTRODUÇÃO
O diagnóstico ambiental tem por objetivo determinar o grau de comprometimento de uma região com a poluição ambiental, através da análise de indicadores da poluição hídrica, atmosférica e do solo. Este trabalho teve por finalidade observar os problemas em um ambiente rural, destacando as principais fontes poluidoras e sugestões de melhorias para minimizar e recuperar a qualidade do ambiente.
PROBLEMAS AMBIENTAIS
Problemas ambientais são os impactos negativos que as atividades antrópicas causam ao ambiente. De acordo com a lei 6.938/81: Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultantes de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população, criem condições adversas às atividades sócio-econômicas, afetem desfavoravelmente a biota, afetem condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos (BRASIL, 1981).
A poluição ambiental é resultado do acúmulo de resíduos oriundos da atividade humana, seja resultado da fisiologia ou de atividade produtiva. Estes resíduos têm como destino os corpos receptores (solos, rios, lagos e oceanos) seja por lançamento de efluentes ou chuvas. São facilmente diluídos na água, são tóxicos e se acumulam, podendo causar problemas locais e no entorno atingindo não apenas as águas superficiais, mas também subterrâneas. (DEZOTTI, 2008). Além disso, afetam toda a biodiversidade que vive neste ambiente. Podemos citar: bactérias, algas, protozoários, vermes, moluscos, peixes, vegetação aquática e ainda podem causar doenças às pessoas e animais que utilizam desta água. Segundo Barbosa (2008), é no ambiente que várias doenças infecciosas têm uma fase de seu ciclo de transmissão e a água funciona como veiculo transmissor. Portanto, está no saneamento uma medida