Diagnostico Social
SILVÂNIA SOUZA CARVALHO RA -349562
MAURO BATISTA BORGES RA -376497
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
I
Itajá/GO
2014
Diagnostico social
SILVÂNIA SOUZA CARVALHO RA -349562
MAURO BATISTA BORGES RA -376497
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
I
Trabalho elaborado para fins de avaliação de Estágio Supervisionado I, do curso de Serviço Social EAD- Universidade Anhanguera Uniderp sob orientação de Joseane Parreira da Silva Supervisora Acadêmica.
Itajá/GO
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo levantar a problemática vivenciada pelas famílias atendidas na instituição, analisando-se as causa e fatores que levam esses indivíduos a necessitar dos serviços do CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social. Onde será possível conhecer e analisar a realidade das famílias e identificar os fenômenos que ocorrem dentro destas e por sua vista propor soluções para os problemas que assola essas famílias.
A cidade de Itajá tem cerca de 5.540, habitantes segundo dados do IBGÈ, nós escolhemos a Vila Morgado que é um bairro de famílias mais vulneráveis, que estão semanalmente no CRAS, sendo atendidos com benefícios eventuais: não é uma ação continua, atende apenas os problemas de modo imediato, voltado a pessoas/famílias em situação de desemprego, ou de risco social de acordo com a necessidade, possam ser atendidas provisoriamente mediante o problema diagnosticado até que possam retornar para a vida ativa e sobreviver com as próprias mãos. O atendimento emergencial abrange os seguintes benefícios: doação de cestas básicas, doações de passagens para transeuntes, material de construção, auxílio funeral, pagamento de segunda via de documentos, doação de cobertores, padrão de energia elétrica, portas, colchão e assistência jurídica.
Assim o diagnostico Social nos auxiliara na busca de alternativa para minimizar as mazelas causadas por escassez, sedentarismo e exclusão social.
METODOLOGIA
Neste Diagnostico Social foi utilizado como metodologia à