Diagnostico social
O presente trabalho tem como objetivo relatar parcialmente as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado, realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) localizado à Rua Belo Tavares, n° 24, Bairro Abílio Unias na cidade de Caririaçu-CE em cumprimento às exigências acadêmicas do Curso de Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Anhanguera, Pólo Juazeiro do Norte.
O Brasil tem tomado consciência da necessidade de unir forças para o combate do grave problema do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Esse combate vem acontecendo a partir do desenvolvimento de políticas governamentais, em programas e ações voltadas para a prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social do indivíduo dependente destas substâncias.
Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário e são considerados hoje um dispositivo estratégico da política de saúde mental. Os CAPSs têm como função: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território
Este caracteriza-se por promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território e promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
DESENVOLVIMENTO
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da cidade de Caririaçu, foi fundado no ano de 2010, para que ofereça tratamentos, cuidados