Diag. social CRAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONDO I
ORIENTADORA DO ESTÁGIO: ANA PAULA BARROSO DE ALMEIDA
DIAGNÓSTICO SOCIAL
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
MARIA LUCILENE MARTINS SANTOS
ITAREMA – CEARÁ
ABRIL DE 2015
Diagnostico zona rural
1. Apresentação
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Fatima Maria Galdino Facundo foi implantado no município de Itarema em 06 de Maio de 2010 pela a prefeitura municipal, PROARES, BID e através da secretaria de Assistência social.
O presente diagnóstico busca analisar qual o nível de dificuldade que essas famílias residentes no Distrito de Carvoeiro/Oriente enfrentam sobre o atendimento do CRAS. São famílias que residem em área rural, território de espalhamento populacional, exceto nas sedes dos distritos, por tal característica o município de Itarema.
2. Descrição e análise socioeconômica da população residente nos distritos pertencentes ao território de abrangência do CRAS III
2.1 Distrito: Santana
População residente: 2.940
TOTAL DE FAMÍLIAS ATENDIDAS: 23
TOTAL DE PESSOAS ATENDIDAS: 90
Nº de famílias inscritas do CADÚNICO: 599
Total de pessoas inscritas no CADÚNICO: 2.032
Nº de BPC idoso: 16
Nº de BPC deficiente: 34
O Distrito Santana possui uma população de 2.940 pessoas, das quais 2.032 estão inscritas no CADÚNICO, portanto, cerca de 70% dos habitantes de Santana estão inscritas no CADÚNICO.
Na sede de tal distrito há um grande número de famílias residentes, por tal razão é nesse espaço que localizam-se a escola, a creche, a igreja, pequenos comércios, telefone público e onde a rua está calçada, como também a sede da associação comunitária, situação diferente das demais localidade que compõem o distrito.
A partir do preenchimento do formulário de identificação das famílias apreendemos que 52% das famílias atendidas em 2011 estão em extrema pobreza, 87% são beneficiárias do Programa Bolsa e 43% são beneficiárias do