diabetis
Introdução
A diabetes desenvolve-se quando o organismo não consegue controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Isto pode acontecer se o corpo não produzir quantidades suficientes da hormona denominada insulina.
Há dois tipos de diabetes: na diabetes tipo 1 o organismo não produz insulina suficiente. na diabetes tipo 2, o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar a insulina de forma apropriada. Este último tipo de diabetes está normalmente ligado ao excesso de peso.
Se a diabetes não for tratada, pode causar problemas de saúde a longo prazo, pois os níveis elevados de glicose no sangue danificam os vasos sanguíneos.
A diabetes afecta dois milhões de pessoas no Reino Unido, e pode haver mais um milhão de pessoas com a doença sem saber. Nove em cada dez pessoas com diabetes tem diabetes tipo 2.. A forma mais eficaz de detectar a doença é através de um rastreio de rotina.
Sintomas
Os principais sintomas da diabetes são sede, grande produção de urina (ir muitas vezes à casa de banho), cansaço e perda de peso. Outros sintomas podem incluir comichão na zona da vagina ou do pénis, candidíase regular, e visão desfocada.
Os sintomas da diabetes tipo 1 podem desenvolver-se muito depressa, geralmente em dias ou semanas. Se os níveis de glicose aumentarem demasiado, pode sofrer um ataque de hiperglicemia - excesso de açúcar e desidratação que levam à fraqueza e possível convulsão (movimento involuntário súbito de parte do corpo). Isto pode acontecer se não tiver tomado a insulina.
Se os níveis de glicose baixarem demasiado, pode ter um ataque de hipoglicemia.
Isto pode acontecer se tomar demasiada insulina e poderá sentir tremores, desmaios e suores.
Os sintomas da diabetes tipo 2 normalmente desenvolvem-se durante semanas ou meses. Algumas pessoas com