Açoes de Segurança
Um bom projeto estrutural deve ter como base objetivos e parâmetros que garantam a segurança da estrutura, evitando seu colapso e também garanta o bom desempenho da estrutura evitando a ocorrência de grandes deslocamentos, vibrações e danos locais. O projeto estrutural divide-se basicamente em três fases:
Anteprojeto;
Dimensionamento ou cálculo estrutural;
Detalhamento.
No que diz respeito a critérios para garantia da segurança da estrutura, as normas utilizavam, até meados da década de 1980, o Método das Tensões Admissíveis, quando passaram gradativamente a adotar o Método dos Coeficientes Parciais, denominado no Brasil de Método dos Estados Limites. A norma brasileira aplicada a projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, NBR 8800:2008 2008 baseia-se no Método dos Estados Limites.
METODOS DE DIMENSIONAMENTO
Metodo Das Tensões Admissíveis
Segundo Bellei, 2000, quando o dimensionamento se efetua com base no Método das Tensões Admissíveis, considera-se que a estrutura, submetida às cargas previstas por normas, funcione nas condições normais de projeto. Uma estrutura tem a resistência necessária se as tensões causadas em seus elementos pelas cargas estabelecidas não ultrapassam as tensões admissíveis estabelecidas, que são iguais a uma determinada parte da tensão limite do material: esta é igual ao limite de escoamento, no caso do aço.
- tensão máxima - tensão admissível - tensão de escoamento do aço (valor característico) - coeficiente de segurança
Limitações
Utiliza um único coeficiente de segurança
Analise em regime elástico, onde o limite de resistência é o limite de inicio de plastificação.
Método dos Estados Limites
Um estado limite ocorre sempre que a estrutura deixa de satisfazer um de seus objetivos, podendo ser divididos em estados limites últimos e estados limites de utilização.
O estado limite último esta associado à segurança e a