Diabetes
DIABETES MELLITUS
I-INTRODUÇÃO
Diabete Mellitus é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em: DIABETES MELITUS I, DIABETES MELLITUS II, DIABETES GESTACIONAL E OUTROS.
II-CLASSIFICAÇÕES:
DIABETES MELLITUS TIPO I:Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina. | DIABETES MELLITUS TIPO II:Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção. | OUTRAS FORMAS DE DIABETES MELLITUS:Quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas. | DIABETES GESTACIONAL:Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose. | |
III-TIPOS DE DIABETES
Os tipos de diabetes mais freqüentes são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior freqüência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal. Outros tipos específicos de diabetes menos freqüentes podem resultar de defeitos genéticos da função das células beta, defeitos genéticos da