Diabetes
DIABETES MELLITUS
PONTA PORÃ/MS
2015
DIABETES
O diabetes é uma doença tão antiga como a própria humanidade. Areteus um médico romano,criou o termo diabetes,que significa “passagem através de’’ pelo fato de a poluria um dos sintomas mais típicos da doença assemelhar se a drenagem de água através de um sifão. O efeito hipoglicemiante foi descoberto como efeito colateral de drogas utilizadas com outros propósitos.
INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus (DM) é a mais importante patologia que envolve o pâncreas endócrino sendo umas das causas mais importantes de morbidade e mortalidade da população em geral. A prevalência e estimulada em cerca de 7,6% da população brasileira adulta.Caracteriza-se por hipoglecemia crônica com distúrbio do metabolismo dos carboidratos lipídeos e proteínas. Os diabéticos podem ser dividido em dois grupos com base na sua necessidade de insulina: aqueles que apresentam diabetes mellitus insulino-dependente ou tipo 1 : aqueles que apresentam diabetes mellitus não –insulino-dependente ou tipo 2. A classificação e a nomenclatura do diabetes e de outros tipos de intolerância a glicose foram estabelecida pela national diabetes data group(1979) e subseqüente se tornaram a base para a classificação de diabetes da Organizaçao Mundial de Saude (OMS):
Tipo 1: deficiência absoluta de insulina
Tipo 2: relativa deficiência de insulina
Diabetes gestacional
A glicose constitui a fonte de energia para o cérebro e o controle fisiológico de glicemia reflete a nescessidade de manter suprimentos adequados de combustiveis na vigência de uma ingestão alimentar intermitente e demanda metabólicas variáveis. A ingestão de alimentos fornece mais combustíveis do que quantidade imediatamente necessária sendo o excesso de calorias armazenadas na forma de glicogênio ou gordura.Durante o jejum essas reservas de energia precisam ser metabolisada de maneira regulada. O hormônio regulador mais importante e a insulina. O