Diabetes
Diabetes é uma doença crônica que leva a um aumento dos níveis de glicose no sangue. Para entrar dentro das células, a fim de servir como combustível, a glicose precisa de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.
Quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou quando o organismo se torna insensível à ação deste hormônio, estabelece-se o diabetes.
Os dois principais tipos de diabetes são : do tipo 1 e 2. Existem ainda outros tipos como o diabetes gestacional (descoberto na mulher durante a gravidez) e o diabetes secundário causado por problemas do pâncreas como inflamações (pancreatite) ou câncer.
O meu diabetes é do tipo 1 ou 2 ?
O diabetes do tipo 1 ocorre por destruição das células do pâncreas produtoras de insulinas e acomete mais comumente crianças, adolescentes e adultos jovens magros.
O diabetes tipo 2 ocorre pela presença de grande resistência de organismo à ação da insulina e geralmente, mas nem sempre, associa-se à obesidade e a outras doenças como hipertensão (pressão alta) e dislipidemia (colesterol alto). Mais frequentemente se inicia na idade adulta, mas pode ocorrer também em crianças e adolescentes com excesso de peso.
Quais são os sintomas ?
O que o SUS oferece ?
A lei federal de n° 11.347 (assinada em 27 de setembro de 2006 pelo Presidente da República) está em vigor e determina que os pacientes com diabetes recebam, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar. O texto da lei afirma que, para ter este direito, é preciso estar inscrito em algum programa de educação especial em diabetes.
Na prática, a pessoa precisa ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência, e cadastrar-se como paciente com diabetes do SUS ou do Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). No mesmo local, deve-se pedir pelos medicamentos necessários ao tratamento, prescritos