Globulina gc
Antecedentes: Gc-globulina (vitamina D proteína de ligação) parece ter importantes funções em adição ao seu papel como agente de transporte da vitamina D.
Abordagem: Foram revistos estudos recentes enfocando as funções fisiopatológicos e significado clínico de Gc-globulina.
Resultados: As concentrações séricas de Gc-globulina, tal como determinado por técnicas de imunoensaio, estão diminuídos em lesões graves. A extensão da diminuição pode ter significado prognóstico para os resultados do paciente. Os estudos clínicos e em modelos animais demonstraram que Gc-globulina tem um papel importante na depuração do pró-coagulante de actina a partir da circulação após a sua libertação durante a necrose das células e lesão de tecidos. Gc-globulina tem outros potenciais papéis em respostas a lesão aguda do tecido através da conversão de um fator ativador de macrófagos-, a atividade quimiotática de neutrófilos e aumento dos C5a sinalização mediada.
Conclusão: Considerando-se os importantes papéis fisiológicos do Gc-globulina em respostas a lesão de tecidos, tais como a depuração de actina, a medição do Gc-globulina podem ter valor na direção do cuidado de pacientes em muitos distúrbios clínicos.
Grupo específico de globulina componente (Gc-globulina), 1 também conhecido como vitamina D proteína de ligação, é uma proteína de plasma multifuncional, com uma massa molecular relativa ( M r ) de 51 000-58 000 e pertence à superfamília das proteínas de ligação de albumina , que inclui Gc-globulina, albumina, α-fetoproteína e afamin ( 1 ). Uma função bem reconhecida de Gc-globulina é actuar como uma proteína transportadora para a vitamina D e os seus metabolitos no plasma, mas Gc-globulina podem também ser convertidos em um factor macrófago de activação, conhecido como Gc-globulina-MAF ou Gc-MAF , através de desglicosilação parcial.
Uma das propriedades intrigantes de Gc-globulina é a sua capacidade para se ligarem à actina