diabetes
Aspectos Gerais do Diabetes Mellitus tipo 1
Para maior compreensão do que é diabetes mellitus, é necessário entender a fisiopatologia da doença, ou seja, qual órgão é afetado e quais as alterações que implicam no desenvolvimento da doença.
O pâncreas é uma glândula mista, com função exócrina e endócrina, localizada na cavidade abdominal. Sua função exócrina consiste na excreção de suco pancreático pelas células acinares no duodeno, e sua função endócrina, secreta insulina e glucagon pelas ilhotas pancreáticas no sangue.
O Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla, que acomete a função endócrina do pâncreas, especificamente as células beta pancreáticas, responsáveis pela secreção da insulina. Trata-se, portanto de uma doença metabólica, caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante de defeitos na secreção de insulina, podendo alterar o metabolismo de proteínas,
Fatores Associados à Destruição das Células Beta Pancreáticas
A doença envolve alguns fatores que contribuem para o desencadeamento da destruição das células produtoras de insulina, tais como, fatores ambientais, genéticos, imunológicos e de origem idiopática.
Os fatores ambientais podem contribuir nessa patologia por três mecanismos principais: infecções virais, alimentação e toxinas. Os vírus podem atuar de forma citolítica, infectando e destruindo diretamente as células beta ou de forma indireta ativando o sistema imunológico. Na alimentação, inclui as proteínas do leite da vaca (especialmente em recém nascidos, com o sistema digestivo imaturo). Já a nitrosamina pode ser tóxica por reduzir a