Norma NBR ISSO 14001
A ISO é uma federação mundial não governamental, com sede em Genebra, na Suíça. Fundada em 1947, tem por objetivo propor normas que representem o consenso dos diferentes países para homogeneizar métodos, medidas, materiais e seu uso.
Como consequência da Rio-92, a conferência das Nações Unidas de Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi proposta a criação de um grupo especial na ISSO para elaborar normas relacionadas como o tema meio ambiente.
A ISO 14001 especifica os requisitos de tal sistema de gestão ambiental, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações, não estabelecendo requisitos absolutos para desempenho ambiental.
De acordo com Porter (1999, p.372), as normas ambientais elaboradas de forma adequada são capazes desencadear inovações que reduzem os custos totais de um produto ou aumentam seu valor. Essas inovações permitem que as empresas utilizem uma gama de insumos de maneira mais produtiva – abrangendo matéria-prima, energia e mão-de-obra, compensando assim, os custos da melhoria do impacto ambiental.
Conceito de Sustentabilidade
De acordo com o documento Estratégia de Conservação Mundial, “ para ser sustentável, o desenvolvimento precisa levar em conta fatores sociais e ecológicos, assim como econômicos; as bases dos recursos vivos e não-vivos.
Apesar da inegável importância da definição do termo desenvolvimento sustentável, ele gera uma diversidade de ideias que reflete a falta de precisão na conceituação corrente do mesmo.
Dentro desse contexto de definição do termo desenvolvimento sustentável, Ignacy Sachs (1993) apresenta cinco dimensões do que se pode chamar desenvolvimento sustentável. Para Sachs, todo o planejamento que almeje ser sustentável precisa levar em conta as cinco dimensões de sustentabilidade, que são: A sustentabilidade social, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ecológica, a sustentabilidade espacial e a