Diabetes
O diabetes é uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por diminuição na ação da insulina, que pode se dar por uma falta absoluta ou relativa de insulina (resistência à insulina).
Grande parte dos alimentos que ingerimos, absorvemos principalmente a glicose. Essa glicose é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda à insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o motivo pelo qual há o aumento da quantidade de glicose no sangue.
- Qual a finalidade da insulina em nosso organismo?
Hormônio principal na regulação dos valores de glicose sanguínea, controlando a captação de glicose nas células de tecidos importantes como: músculo, células de gordura, fígado etc.
- O que pode acontecer se o organismo não produz insulina suficiente? E quais são os sintomas?
Aumento da glicose no sangue, intolerância a glicose (pré-diabetes) e diabetes. Os sintomas do diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidade frequente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos (levando até à cegueira), nos nervos (neuropatia) sensação de formigamento e dor; no coração - risco de infarto, nos pés - quadro típico de diminuição de sensibilidade e alteração circulatória, ou seja, problemas nas artérias e nas veias.
- Quais são os tipos de Diabetes?
Diabetes do Tipo 1 (diabetes mellitus insulinodependente):
O diabetes tipo 1 se manifesta graças à destruição irreversível das células β do pâncreas responsáveis pela fabricação da insulina. Em torno de 905 dos casos são de origem autoimune, ou seja, o organismo produz anticorpos contra a célula ß, mas o motivo pelo qual essa produção de anticorpos se inicia ainda não está totalmente esclarecido. Normalmente ocorre em crianças e jovens