Diabetes
O que é?
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina - hormônio que regula a entrada de açúcar nas células - ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratada, a diabetes tipo 2 pode ser fatal.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode ter diabetes tipo 2. Mas existem algumas condições que aumentam o risco:
Idade acima de 45 anos
Obesidade e sobrepeso
Diabetes gestacional anterior
Histórico familiar de diabetes tipo 2
Pré-diabetes
Sedentarismo
Baixos níveis de colesterol HDL
Triglicerídeos elevados
Hipertensão
Consumo elevado de álcool.
Causas
Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina – ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Também pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue.
Sintomas de Diabetes tipo 2
Normalmente, as pessoas com diabetes tipo 2 não apresentam sintomas no início, podendo ter a doença assintomático por muito anos.Os primeiros sintomas de diabetes tipo 2 podem ser:
Infecções frequentes. Alguns exemplos são bexiga, rins, pele e infecções de pele
Feridas que demoram para cicatrizar
Alteração visual (visão embaçada)
Formigamento nos pés e furúnculos
Vontade de urinar diversas vezes
Fome frequente
Sede constante.
Na presença desses sintomas, principalmente associado aos fatores de risco, é importante visitar um médico e fazer uma investigação para o diabetes tipo 2.
Dieta para diabetes tipo 2
A dieta para diabetes tipo 2 faz