Diabetes
Abril / 2014
Diabetes Melito
O diabetes melito é uma síndrome do metabolismo defeituoso de carboidratos, lipídios e proteínas causada tanto pela ausência de secreção de insulina quanto pela diminuição da sensibilidade dos tecidos à insulina. Existem dois tipos de diabetes melito.
O diabetes tipo I, também chamado de diabetes melito dependente de insulina ( DMID), é causado pela ausência da secreção da insulina.
2. O diabetes tipo II, também chamado de diabetes melito não - dependente de insulina (DMNID), é causado pela diminuição da sensibilidade dos tecidos-alvo ao efeito metabólico da insulina. Esta sensibilidade reduzida à insulina é freqüentemente chamada de resistência insulínica.
Em ambos os tipos de diabetes melito, o metabolismo de todos os nutrientes está alterado. O efeito básico da ausência de insulina ou da resistência à insulina sobre o metabolismo da glicose é impedir a captação eficiente e a utilização da glicose pela maioria das células do organismo, exceto pelo cérebro . Como resultado, a concentração de glicose sangüínea aumenta, a utilização celular da glicose cai ainda mais, e a utilização dos lipídios e das proteínas aumenta.
Diabetes Tipo I- Ausência de produção de Insulina pelas Células Beta do Pâncreas
Uma lesão nas células beta do pâncreas ou doenças que prejudicam a produção da insulina podem levar ao diabetes tipo I. As infecções virais ou distúrbios auto-imunes podem estar envolvidos na destruição das células beta em diversos pacientes portadores da diabetes tipo I, embora a hereditariedade também desempenhe um papel importante na determinação da suscetibilidade das células beta à sua destruição em consequência dessas agressões. Em algumas circunstâncias, pode haver uma tendência hereditária para a degeneração das células beta, até mesmo na ausência de infecções virais ou de distúrbios auto-imunes.
O início usual do diabetes é por volta dos 14 anos de idade, e por este motivo é