Síntese - Aprendizagem Social
A teoria da aprendizagem social se originou nos trabalhos de Miller, Dollard, Mowrer, Sears e outros psicologos famosos do chamado grupo de Yale. O trabalho de Miller e Dollard é apontado como responsavél por ter trazido noções freudianas para dentro do domínio da Psicologia científica, dando origem a uma linha de trabalho em Psicologia do Desenvolvimento, mas seus trabalhos não consiste em uma mera tradução de conceitos psicanalíticos em termos de aprendizagem, mas que elaboram uma teoria do desenvolvimento da personalidade em termos de principios de aprendizagem.
A teoria de Miller e Dollard é uma teoria S-R, com observações, tais como, pensamento, medo e motivação; O processo de aquisição dos comportamentos humanos, é explicado pela teoria da aprendizagem.
Estímulo: Qualquer evento que atua sobre um organismo.
Resposta: Qualquer comportamento emitido por um organismo.
Condicionamento: Toda aprendizagem é feita através de condicionamento.
Para o condicionamento há dois tipos básicos: o clássico e o operante.
O condicionamento clássico também é chamado de pavloviano, de S – S, de respondente ou de condicionamemento por contiguidade. Basta a presença de estimulos apropriados, naturais, incondicionados, para que tal organismo entre em ação e produza uma resposta. Usando o exemplo de Pavlov: diante do estímulo carne, o cachorro naturalmente dá a resposta salivação; Mas se junto com a carne apresentamos um estímulo neutro (que não provoca salivação) como a campainha, depois de várias apresentações da carne junto com o estímulo neutro, o som da campainha passaria também a provocar salivação no cachorro.
Estímulo incondicionado (Carne) → Resposta incondicionada → Salivação Estímudo Condicionado (Campainha) → Resposta incondicionada → Salivação
O condicionamento operante também é chamado de skinneriano, por reforço, S – R, ou instrumental. É a conexão fortlecida