diabetes
Diretora: Joana Cunha
Vice Diretor: Gledson
Técnica: Waldenice
Professor (a): Alvino
Alunas: Adleinny Silva Caldas N°: 01 Ailla Laine da Silva N°: 02 Ana Larissa Caetano N°: 05 Ana Paula Ferreira N°: 06 Ana Paula Peixoto N°: 07 Andressa Barroso N°: 10 Andria Tavares N°: 11 Elaíse Silva Medeiros N°: 15
Turma: M3MV01
Série: 3° Data: 08/05/2013
O que é o diabetes?
Doença provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias de atuais se constitui em problema de saúde pública pelo numero de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificados em:
Diabetes Mellitus tipo 1: Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença autoimune, levando a deficiência absoluta de insulina.
Diabetes Mellitus tipo 2: Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.
Outras formas de Diabetes Mellitus: Quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.
Diabetes Gestacional: Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento da glicose.
Como se desenvolve?
São varias as causas do DM. No DM tipo 1, a causa básica é uma doença autoimune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina. Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes os