Diabetes
Curso de Fisioterapia
Diabetes
Gurupi-To
Novembro de 2011 Camila Alves da Silva
Geilianne Alves da Silva
Guilherme Ramos Brito
Juan Patrick Lima carvalho
Regina Santa Brigida
Thayla Carvalho
Diabetes
Trabalhos apresentado em comprimento da exigência da disciplina de bioestatística do curso de fisioterapia
Prof(a): Tatiana
Gurupi-To
Novembro de 2011
Introdução
O Diabetes é uma realidade deste novo século. A estatística é cada vez maior quando representa o número de pessoas atingidas pela doença e estima-se o aumento futuro deste número visto a falta de conhecimento de muitos sobre a doença e seus sintomas, o que acarreta o desenvolvimento da mesma sem os cuidados preventivos.
Poucos estudos existem sobre esta doença e sua influência nos aspectos psicológicos de diabéticos (ou vice-versa). Assim, este trabalho partiu da escuta do sofrimento e da angústia destes indivíduos e da percepção da necessidade de aprofundar estudos nesta área.
Este trabalho é realizado no contato direto com estas pessoas e, ao se deparar com tal angústia e questionando-se sobre o simbolismo desta realidade, é possível relacioná-la a algo diabólico, referindo-se ao próprio mal. Alguns associam a castigos, por não ter-se importado mais com a própria saúde, por não ter controle de momentos estressantes; outros se questionam dos motivos que o levaram a situação atual, outros apenas aceitam e confiam na expectativa de cura. Mesmo que hajam explicações de influências inconscientes que auxiliaram para o surgimento da doença, ainda assim é um sofrimento real e que deve ser considerado.
É neste sentido que o trabalho sobre estas dificuldades, para que sejam percebidas, compreendidas e superadas, faz-se tão imprescindível. Acredita-se que assim é possível melhor conviver com o Diabetes, uma doença